Resumo:
Este trabalho situa-se no contexto da educação e pretende promover um estudo sobre a leitura no processo ensino-aprendizagem na chamada era tecnológica de informação e comunicação. Desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, as contribuições teóricas de autores de diversas áreas, sobretudo do letramento e da tecnologia educacional propiciaram uma discussão sobre algumas concepções acerca da leitura e escrita, bem como a escolarização destes e o lugar das mídias digitais na sala de aula. O referido trabalho aponta para uma noção de texto vista na perspectiva da interação e uma noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de leitura e escrita e suas relações com as mídias digitais. Estas encaradas como recursos que apontam alternativas para um ensino de língua portuguesa mais dinâmico e mais significativo. Além disso, analisar os desafios do professor de língua portuguesa frente às novas exigências e necessidade de inserção das mídias educacionais no contexto de aprendizagem e ensino.
Descrição:
PEDROSA, Espedita Leite Vieira. Desafios na prática de leitura e escrita em tempos de mídias digitais. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.