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Neste trabalho pretende-se veriguar como a Escola Estadual de Ensino Fundamental Albert Einstein tem exercido seu papel em Orientação Sexual, se esta concedeu aos alunos o subsídio necessário para o desenvolvimento de uma consciência crítica e tomada de decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade, enfim, como a escola vem trabalhando este tema Para a consecução deste trabalho promoveu-se debates em rodas de conversa sobre gênero e sexualidade com alunos e professores com a finalidade de sensibilizá-los antes de responderem um questionário relativo à pesquisa. Os estudos estão fundamentados em Guacira Lopes Louro (2000), Moreira e Pitanguy (2003), Rios (2009), dentre outros autores que estudam esse tema. Os questionários foram respondidos por alunos e professores da Escola E.E.E.F. Albert Einstein no município de Araçagi – PB. A partir das respostas, foi possível sugerir que a escola/o professor (a) incorpore o debate das questões de gênero e sexualidade, fazendo leituras criticas dos livros didáticos, refletindo sobre a prática escolar na perspectiva de gênero e sexualidade, desenvolvendo trabalhos que abordem gênero e sexualidade ou ainda debatendo sobre textos sexistas e preconceituosos. Acredita-se que uma melhor organização teórica desses conceitos ajudará a diminuir preconceitos recíprocos entre diferentes áreas ou linhas de pensamentos e possibilitará avanços mais direcionados em relação às principais dúvidas teóricas sobre essas questões. Em relação à Educação, percebe-se a inclusão desses temas nos currículos, principalmente a partir da década de 1990, quando as escolas são “convocadas” a tratar das relações que envolvem a sexualidade e gênero. Entende-se que a escola é um espaço que deve oportunizar discussões e reflexões relativas às questões de gênero e sexualidade nas práticas interdisciplinares na Educação, pensadas, aqui, como construções culturais, sociais e políticas. Acredita-se que é urgente a necessidade de estudos e reflexões sobre esses temas, sobretudo calcados no princípio de que os corpos são continuamente produzidos, significados e ressignificados na sociedade e pela cultura, e que a escola se constitui como uma instituição importante dessas produções. |
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