UEPB - Repositório Digital

Tics e Educação: a emergência de novas práticas e perfis

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Ozanira Luiz
dc.date.accessioned 2015-02-05T19:14:54Z
dc.date.available 2015-02-05T19:14:54Z
dc.date.issued 2015-02-05
dc.identifier.issn CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6676
dc.description MENDES, Ozanira Luiz. Tics e Educação: a emergência de novas práticas e perfis. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo fazer algumas reflexões sobre o papel da escola de hoje como espaço de inclusão digital com enfoque no trabalho com as tecnologias educacionais como possibilidade para desenvolver habilidades especificas dos alunos. Como embasamento tomou-se algumas concepções teóricas sobre as TICs e o seu espaço na área educacional, configurando-se como recurso fundamental na formação do aluno da sociedade contemporânea. Autores como Prensky (2001); Sousa (2011); Morin (2007); Pinho (2010, 2013); Teruya; Felipe & Takara (2013); dentre outros, constituem as principais referencias. Partiu-se da premissa de que a nova conjuntura é perpassada por um ambiente escolar cada vez mais dinâmico, em contraponto àquela forma tradicional, rígida e mecânica de se ensinar. Atualmente, os educandos estão completamente familiarizados com as novas tecnologias e o professor deve se perceber como figura fundamental nesse processo de inclusão digital, mostrando os desafios e as possibilidades de trabalhar no espaço escolar com as TICs, com responsabilidade. Desse modo, acredita-se também que é extremamente necessária a formação continuada do professor que precisa sobremaneira fazer um redimensionamento da sua prática pedagógica. Para tanto, através de um trabalho de pesquisa, análise e produção de diversas teorias sobre o tema foi possível a concretização desse trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ada Kesea Guedes Bezerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia na educação pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title Tics e Educação: a emergência de novas práticas e perfis pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta