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Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF

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dc.contributor.author Silva, Adriana Telma da
dc.date.accessioned 2015-02-11T16:11:04Z
dc.date.available 2015-02-11T16:11:04Z
dc.date.issued 2015-02-11
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6698
dc.description Silva, A. T. da. Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho consiste em um relato de experiência realizado junto aos estagiários/as e discentes da Escolinha do DEF - Departamento de Educação Física da UEPB. No período de agosto de dois anos resultante de dois projetos científicos do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica em que abordamos assuntos relacionados as questões de masculinidade e feminilidade no âmbito educacional do DEF, projetos estes que foram aprovados pelo CNPq – Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e tecnológico, órgãos públicos que incentivam o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. Nesta experiência indagamos sobre os valores culturais nas relações de gênero e corporeidade. A percepção sobre as relações de gênero foi instância fundamental para articularmos conceitos para uma proposta pedagógica libertadora sob o caminho teórico de ARIÉS (1981); FREIRE, (1996), FOULCAULT (1995), (2004b); LOURO (2010), MARQUES, (2005), MORIN (1987), TEIXEIRA (1999), entre outros. Nosso eixo condutor teórico compreendeu que a corporeidade e as identidades masculinas e femininas se pertencem mutuamente no seio familiar se estendendo ao universo educacional. Uma não pode ser completa sem a outra. Aquela é possibilidade humana de ser e estar-no-mundo, a outra é a realização do ser que se diz sensível, é a experiência corporal vivida frente aos desafios do cotidiano. Enfim, verificamos os modos pelos quais os participantes da Escolinha do DEF tem atribuído significado ao corpo, frente as diversas delimitações do universo masculino versus feminino, com evidentes marcas de sexismo, percebendo assim, como a corporeidade e as práticas pedagógicas de educação física influenciam nos perfis de gênero. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lígia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Corporeidade pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF pt_BR
dc.type Other pt_BR


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