UEPB - Repositório Digital

Redes de Políticas e Gestão Participativa: uma análise do Sistema Educacional da Paraíba à luz da Heurística Sistêmica Crítica de Ulrich

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Marya Flávya Araújo Gomes
dc.date.accessioned 2015-02-12T14:13:59Z
dc.date.available 2015-02-12T14:13:59Z
dc.date.issued 2015-02-12
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6704
dc.description GOMES, M. F. A. Redes de Políticas e Gestão Participativa: uma análise do Sistema Educacional da Paraíba à luz da Heurística Sistêmica Crítica de Ulrich. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos anos, a discussão sobre a melhoria nos serviços públicos, maior participação da sociedade e a criação de redes de políticas, vem ganhando mais relevância, ao passo que a Administração Gerencial vem se estabelecendo na Administração Pública. A partir da Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases para Educação, foi definido que cada Estado ficaria responsável pela organização do seu sistema educacional, com o objetivo de responder com mais eficiência as demandas sociais neste campo tão vital para o cidadão. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é observar a existência de uma rede de políticas públicas e gestão participativa, no sistema educacional da Paraíba e como esta rede se configura a luz da Heurística Sistêmica Crítica de Ulrich. A pesquisa trata-se de um estudo de caso. Quanto a sua tipologia, foi classificada como descritiva, e utilizou-se da abordagem qualitativa. Os dados coletados foram provenientes de análise documental, entrevista e observação, realizadas com o Gerente Regional de Educação do município de Patos-PB e a Diretora de uma das escolas contempladas pelo sistema. A análise de resultados foi desenvolvida através da técnica de análise interpretativa do discurso. Eles apontam que apesar do aumento da participação da sociedade no processo de formulação de políticas, esta participação não é garantia de que as demandas dos mesmos sejam atendidas, pois o sistema ainda permite que o poder de decisão seja atrelado a posicionamentos políticos por meio de representantes que tem um maior poder na rede. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Igor Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão Participativa pt_BR
dc.subject Redes de Políticas pt_BR
dc.subject Sistema Educacional e Heurística Sistêmica Crítica pt_BR
dc.title Redes de Políticas e Gestão Participativa: uma análise do Sistema Educacional da Paraíba à luz da Heurística Sistêmica Crítica de Ulrich pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta