Resumo:
Este trabalho tem como enfoque primordial a abordagem da contação de histórias: memória, experiência, oralidade e escrita no filme Narradores de Javé, produzido pela cineasta Eliane Caffé, em 2003. Nosso estudo tenciona examinar as narrativas orais no filme acima mencionado, a partir do seu aspecto literário, mas buscando constatar a resiliência do povo de Javé frente a uma modernidade cuja função é anular todo e qualquer tipo de preservação de heranças culturais. Desse modo, com o intuito de diagnosticar mais especificamente a memória, oralidade, escrita e transmissão de experiências como suporte da narrativa oral em Narradores de Javé, empregamos como alicerce para nossa abordagem teórica, as concepções de cultura popular, identidade cultural, tradição, modernidade e progresso, tomando por base os conceitos estabelecidos por Xidieh (1993) e Ayala (2003) a respeito da cultura popular e das narrativas pias populares. Para tratar do papel da memória como identidade cultural, nos acercamos dos pressupostos de Halbwachs (1990). Nossos argumentos acerca da narrativa e do narrador, bem como da transmissão de experiências serão vislumbrados à luz dos ensinamentos do critico literário e filósofo Benjamin (1994). A metodologia adotada baseia-se em pesquisas de natureza estritamente bibliográfica. Por fim, o presente trabalho aponta que as narrativas orais funcionam através da memória e transmissão de experiências, e que os narradores, mesmo com a sua cultura dominada, possuem chances de recriá-la, principalmente porque após o alagamento da cidade, o dossiê foi escrito por Antônio Biá, possibilitando aos moradores a permanência de sua história.
Descrição:
SOUSA, P. S. Contação de Histórias: memória, experiência, oralidade e escrita no filme Narradores de Javé. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.