Resumo:
A matemática é tida como uma disciplina de difícil assimilação por grande parte dos estudantes do ensino básico, e apesar de grandes esforços para tentar sanar a deficiência dessa disciplina nas escolas, ainda conservar-se um quadro que apresenta resultados insatisfatórios. Assim, baseando-se numa proposta de metodologia diferenciada para o ensino de matemática na educação básica por meio do uso das novas tecnologias como computador e internet, convencionou-se pesquisar sobre a importância dos jogos digitais como uma ferramenta de ensino aprendizagem nas aulas de matemática do ensino médio, visando complementar as reais necessidades dessa disciplina. Para isso fez-se necessário à participação de 04 (quatro) professores de matemática e 09 (nove) alunos do 2º ano “C” do ensino médio da E.E.E.F.M. Gertrudes Leite, localizada na cidade de Desterro – PB. Os dados da pesquisa foram adquiridos através de questionários dedicados aos docentes e discentes da referida escola, e demonstraram várias deficiências em relação à utilização das novas tecnologias em sala de aula.
Descrição:
GONÇALVES, Allan Missael Henriques. Tecnologias da informação e comunicação na educação: o ensino de matemática mediado por jogos digitais. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.