Resumo:
O presente trabalho monográfico intitulado - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: contextualizando o ensino de Matemática nos aspectos sociais de Nazarezinho – PB, objetiva analisar a importância do uso da Contextualização na Educação Matemática, quando estabelecida pelas conexões dos conceitos matemáticos com situações do cotidiano, com base numa pesquisa de campo de caráter qualitativo, onde os instrumentos utilizados foram à aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para professor. Este trabalho aborda as questões que envolvem a contextualização e a forma de se contextualizar, além disso, questiona se com o uso da contextualização ocorre uma aprendizagem significativa. Diante dos resultados obtidos, foi possível verificar que é necessária uma capacitação para os professores relacionada ao uso das tecnologias e das tendências matemáticas, visto que os alunos estão cada vez mais ligados a estes novos recursos. Como também, que os alunos se tornam mais motivados e gostam da disciplina dependentemente do método e recurso utilizado pelo professor, ou seja, sua aprendizagem depende da maneira que se utiliza a Matemática na sua vivência.
Descrição:
PEDROSA, Brigídia de Cássia Gomes Alves. Educação matemática: contextualizando o ensino de Matemática nos aspectos sociais de Nazarezinho-PB. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.