Resumo:
No presente trabalho, tentaremos evidenciar a concepção nietzschiana de educação e cultura e a sua crítica ao sistema educacional da Alemanha na segunda metade do século XIX, tal como foi formulada em textos da década de 1870 e justificar porque Nietzsche é um bom guia para se pensar a educação hoje. Para Nietzsche, educação e cultura são inseparáveis. Não existe cultura sem um projeto educativo, nem educação sem uma cultura que a apoie. Segundo nosso filósofo, a educação oferecida nas escolas alemãs buscava basicamente oferecer um adestramento utilitário: capacitar funcionários para o Estado, mão de obra para o mercado e Eruditos para as Universidades, o que deu origem a uma pseudocultura, isto é, um simulacro de outras culturas. Assim, na perspectiva de Nietzsche, para que seja possível a existência de uma cultura autêntica, torna-se necessário que os indivíduos comecem a educar-se a si mesmos e contra si mesmos, ou melhor, contra a educação que lhes foi inculcada.
Descrição:
MARINHO, Manoel Honorato. Educando a si mesmo e contra si mesmo: reflexões sobre educação e cultura em Nietzsche. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.