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Esta pesquisa faz um estudo sobre a Educação do Campo no município de Mari-PB. Academicamente, justifica-se pela discussão sobre as políticas públicas de Educação do Campo em áreas rurais. Justifica-se também, por viabilizar a discussão no âmbito institucional pela implantação e implementação de políticas de Educação do Campo no campo. A pesquisa teve como objetivo geral analisarmos o funcionamento das escolas rurais do município de Mari-PB e compararmos com as Diretrizes que norteiam a Educação do Campo. E, como objetivos específicos destacar os princípios teórico-metodológicos da Educação do Campo, identificar as políticas públicas para as escolas do campo no município de Mari e elencar problemas ocasionados pelo deslocamento de estudantes que moram no campo e que migram diariamente para estudarem em escolas da cidade em Mari. Enquanto procedimentos metodológicos foram realizados os seguintes passos. Inicialmente desenvolvemos uma revisão bibliográfica. O tipo de abordagem utilizada para a realização deste estudo foi à pesquisa quantitativa e qualitativa, seguida de seleção dos sujeitos. No primeiro capítulo apresentamos as notas introdutórias ao estudo; no segundo capítulo fazemos uma discussão acerca da Educação do Campo, tomando como referência uma contextualização histórica sobre o surgimento da mesma no Brasil, destacando a luta dos movimentos sociais do campo no processo de reivindicação e de construção de uma nova perspectiva educacional, na relação com uma luta maior, por um novo projeto de sociedade. O terceiro capítulo apresenta um panorama sobre as escolas no campo no município de Mari considerando os componentes dessas, tendo como referência o atual modelo de operacionalização das mesmas. Nesse sentido, enfatizamos a não existência de práticas pedagógicas e do não funcionamento dessas como norteiam as Diretrizes Operacionais para as Escolas do Campo, exceto em duas escolas as quais são acompanhadas por professores das Universidades Estadual da Paraíba e Federal da Paraíba, as quais sinalizam para um trabalho pedagógico mais próximo da realidade da Educação do Campo. No quarto capítulo expomos o resultado de entrevistas que desenvolvemos com ex-alunos que moravam/moram no campo e que migravam diariamente para estudarem em escolas da cidade, no município de Mari. Por fim, tecemos considerações finais, salientando os desafios e as possibilidades acerca da elaboração de práticas pedagógicas que estejam em consonância com a proposta da Educação do Campo, defendidas pelos movimentos sociais. Apresentamos uma síntese das principais conclusões referentes à pesquisa e sugestões para futuros trabalhos sobre a temática estudada. |
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