UEPB - Repositório Digital

As perspectivas lúdicas de leitura e escrita na Escola Marçal Lima Neto, Princesa Isabel-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Maria Isabel André de
dc.date.accessioned 2015-02-23T19:23:49Z
dc.date.available 2015-02-23T19:23:49Z
dc.date.issued 2015-02-23
dc.identifier.issn CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6757
dc.description SOUSA, Maria Isabel André de. As perspectivas lúdicas de leitura e escrita na Escola Marçal Lima Neto, Princesa Isabel-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A utilização do lúdico como prática pedagógica garante uma aprendizagem significativa para as crianças com dificuldade de aprendizagem? O objetivo deste trabalho é apontar o lúdico como proposta pedagógica para ser trabalhado com as crianças em sala de aula, aprofundando sobre as dificuldades de aprendizagem e apontando para a necessidade de tornar as aulas mais prazerosas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, verificando que é fundamental compreender a atividade lúdica para usá-la como recurso pedagógico, pois de posse desse conhecimento o professor poderá intervir de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento e na busca de subsídios que atendam as reais necessidades de seus alunos com dificuldades de aprendizagem . As brincadeiras e brinquedos como recursos facilitadores de aprendizagem da criança, usado como subsídio do conhecimento e desenvolvimento que desperta o gosto pelo aprender de forma prazerosa, oferecendo oportunidades de aprendizagem com atividades lúdicas, construindo o saber e valores sociais para formação da cidadania. A brincadeira elabora concepções sobre a cognição, cultura, educação, motricidade, valores sociais e afetividade sendo importante na mediação do conhecimento. Favorece os vínculos, postula o resgate do brincar, como específicos da fase de desenvolvimento infantil vestem em seu universo que contempla quem desta estratégia faz uso, possibilitando o sucesso na aprendizagem, promovendo o crescimento individual e social. O lúdico é uma forma de recurso mediadora nas interações de educar, brincar e formar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title As perspectivas lúdicas de leitura e escrita na Escola Marçal Lima Neto, Princesa Isabel-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta