dc.contributor.author |
Sousa, Maria Isabel André de |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-23T19:23:49Z |
|
dc.date.available |
2015-02-23T19:23:49Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-23 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6757 |
|
dc.description |
SOUSA, Maria Isabel André de. As perspectivas lúdicas de leitura e escrita na Escola Marçal Lima Neto, Princesa Isabel-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A utilização do lúdico como prática pedagógica garante uma aprendizagem significativa para as crianças com dificuldade de aprendizagem? O objetivo deste trabalho é apontar o lúdico como proposta pedagógica para ser trabalhado com as crianças em sala de aula, aprofundando sobre as dificuldades de aprendizagem e apontando para a necessidade de tornar as aulas mais prazerosas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, verificando que é fundamental compreender a atividade lúdica para usá-la como recurso pedagógico, pois de posse desse conhecimento o professor poderá intervir de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento e na busca de subsídios que atendam as reais necessidades de seus alunos com dificuldades de aprendizagem . As brincadeiras e brinquedos como recursos facilitadores de aprendizagem da criança, usado como subsídio do conhecimento e desenvolvimento que desperta o gosto pelo aprender de forma prazerosa, oferecendo oportunidades de aprendizagem com atividades lúdicas, construindo o saber e valores sociais para formação da cidadania. A brincadeira elabora concepções sobre a cognição, cultura, educação, motricidade, valores sociais e afetividade sendo importante na mediação do conhecimento. Favorece os vínculos, postula o resgate do brincar, como específicos da fase de desenvolvimento infantil vestem em seu universo que contempla quem desta estratégia faz uso, possibilitando o sucesso na aprendizagem, promovendo o crescimento individual e social. O lúdico é uma forma de recurso mediadora nas interações de educar, brincar e formar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
As perspectivas lúdicas de leitura e escrita na Escola Marçal Lima Neto, Princesa Isabel-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |