UEPB - Repositório Digital

É possível aprender Inglês na escola pública: uma experiência sobre o ensino de língua estrangeira e a cultura digital

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Lucy Helena Fernandes
dc.date.accessioned 2015-02-23T19:26:49Z
dc.date.available 2015-02-23T19:26:49Z
dc.date.issued 2015-02-23
dc.identifier.issn CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6759
dc.description ALVES, Lucy Helena Fernandes. É possível aprender Inglês na escola pública: uma experiência sobre o ensino de língua estrangeira e a cultura digital. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como meta relacionar o ensino desta Língua Estrangeira (LE) com a cultura digital, de forma a investigar até que ponto essa cultura pode favorecer ou dificultar o processo de ensino aprendizagem. Com ênfase no ensino comunicativo e relacionado com as propostas dos documentos oficiais como LDB, PCNs e OCEM, objetivamos, com a referida pesquisa, verificar como a cultura digital pode contribuir ou dificultar o aprendizado nas aulas de inglês na escola pública. Utilizamos, como principais suportes teóricos, autores como Almeida Filho (2002), Kalva e Ferreira (2010), Masetto (1997), Holden & Rogers (2001), Freeman (2008), Kenski (1997), Mercado (1998), entre outros. E mediante as reflexões por eles apresentadas, levantamos uma discussão sobre a importância da utilização das novas tecnologias para desenvolvimento do aprendizado do inglês. Para tanto, apresentamos como suporte metodológico o uso das mais diversas mídias, como data show, tablets, vídeo, áudios, como também a utilização do aplicativo Duolingo. A proposta metodológica foi aplicada em uma turma piloto com alunos do 1º e 2º ano do ensino médio em um curso de idiomas, a partir da qual se comprovou o desenvolvimento do aprendizado da língua inglesa quando aliado às novas tecnologias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Cultura digital pt_BR
dc.subject Novas tecnologias na educação pt_BR
dc.title É possível aprender Inglês na escola pública: uma experiência sobre o ensino de língua estrangeira e a cultura digital pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta