Resumo:
Os Conteúdos de Ensino em Biologia devem proporcionar aos estudantes
meios para compreender as manifestações da vida, alem da aquisição de uma
postura critica e ética sobre os estudos científicos e tecnológicos da área. Insere-se
nesse estudo uma discussão sobre as Dificuldades de Aprendizagens dos
Conteúdos de Biologia, que se relacionam com as questões didático-pedagógicas, a
influência do livro didático e as concepções alternativas como causas dessas
dificuldades. O objetivo desse estudo consistiu em identificar os conteúdos de
ensino e os procedimentos didáticos exigidos nas questões das provas de Biologia
do vestibular da UEPB. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma análise das
questões de Biologia, que ocorreram no vestibular do período de 2009 a 2012, a fim
de identificar os conteúdos e os procedimentos exigidos dos candidatos que se
submetem a tal processo seletivo. Para analise das questões das provas foram
estabelecidas duas categorias, Conteúdo e Procedimento. A categoria Conteúdo foi
dividida em duas subcategorias, intituladas como: Tema e Subtema. A categoria
Procedimentos se deu pela identificação dos procedimentos exigidos aos candidatos
para a escolha da alternativa correta de cada questão. Com o intuito de facilitar a
interpretação dos resultados, as categorias foram distribuídas pelas séries em que
os conteúdos são trabalhados no Ensino Médio. Como resultados foram
constatados, dentre os conteúdos ensinados no 1° ano, que os temas mais
abordados nas questões foram: 1) Citologia; 2) Bioquímica Celular: A Química dos
Seres Vivos; 3) Histologia; e 4) Metabolismo Celular: Energia e Controle. Dos
conteúdos ensinados no 2° ano os mais abordados foram: 1) Reino Animalia, 2)
Fisiologia Humana, 3) Reino Plantae. E entre os conteúdos ensinados no 3° ano os
mais exigidos foram: 1) Ecologia e 2) Genética. Os procedimentos mais exigidos
pelas questões das provas foram: 1) Analisar situação e aplicar conceito, 2)
Sequenciar, 3) Associar, 4) Contextualizar e 5) Analisar Figura, Esquema e Tabela.
Os resultados demonstram que a UEPB aborda nas provas todos os conteúdos
exigidos no edital. A maioria das questões exige mais de dois procedimentos. Dessa
maneira, os resultados sinalizam para a necessidade de estudo intensificado dos
conteúdos de Biologia e uma maior utilização de procedimentos didáticos por partes
dos alunos que querem ingressar na instituição publica de ensino superior.
Descrição:
BARBOSA, M. das G. R. Análise dos conteúdos e procedimento exigidos
nas provas de biologia do vestibular da UEPB de 2009 a 2012. 2012. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.