UEPB - Repositório Digital

O Processo de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva do PNAIC

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Maria Aparecida Bezerra de
dc.date.accessioned 2015-02-23T19:34:39Z
dc.date.available 2015-02-23T19:34:39Z
dc.date.issued 2015-02-23
dc.identifier.issn CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6762
dc.description LIMA, Maria Aparecida Bezerra de. O Processo de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva do PNAIC. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho surgiu da preocupação com o processo pedagógico de alfabetização das crianças nos primeiros anos/série do ensino fundamental e da necessidade de discutir sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pactuado entre os entes federados e por ser um projeto novo que precisa fazer parte do cotidiano escolar para que de fato os objetivos sejam alcançados. No primeiro capítulo realizaremos uma reflexão sobre ensino fundamental na perspectiva do PNAIC, o processo de consolidação da aprendizagem alfabética e letramento proposto pelo Pacto possibilitam a reflexão sobre como a criança de seis a oito anos de idade se apropria da escrita alfabética. No segundo capítulo, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas públicas para a educação básicas e suas influencias no desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos como está determinado em leis. No terceiro capítulo apresentaremos a analise dos dados da pesquisa – PNAIC – Princesa Isabel - PB em pesquisa de campo com professores da Rede Estadual de Ensino, através da reflexão do cotidiano escolar e, por fim, concluiremos com uma reflexão sobre a garantia do direito de aprender através de políticas públicas como o PNAIC e sobre a formação continuada dos educadores como ponto principal para a aprendizagem significativa dos educandos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marianne S Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Processo pedagógico pt_BR
dc.subject Política pública pt_BR
dc.title O Processo de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva do PNAIC pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta