Resumo:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo: refletir sobre a trajetória da educação escolar no Brasil e as reformas educacionais para o ensino fundamental, desde os anos 90 até 2013. Realizou-se estudo sobre as principais mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro influenciadas pela promulgação da Constituição Federal vigente. Procurou-se compreender como ocorre o processo de leitura e escrita; e analisar o nível de leitura e escrita dos alunos de 1º ao 5º ano das escolas da rede estadual da 11ª Gerência Regional de Ensino (GRE). Verificando se é condizente com as metas estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura. Pesquisa do tipo exploratória adotou o estudo bibliográfico e pesquisa documental como metodologia. A coleta de dados ocorreu com a utilização dos dados referentes ao nível de leitura e escrita inicial e final do ano letivo de 2013 das escolas: Delmiro Dantas; Adriano Feitosa; Iracema Marques, América Florentino, Gama e Melo; Antonia Diniz Maia e Monsenhor Sebastião Rabelo. Os resultados mostram que a universalização do ensino foi a principal mudança ocorrida no Sistema Educacional Brasileiro a partir da década de 1990. Promoveu importantes debates que culminaram com a elaboração de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN. Os níveis de leitura e escrita dos alunos mostram que muitos alunos chegam ao final do 3º ano do ensino fundamental I sem o domínio da leitura e da escrita contrariando o objetivo do Pacto Nacional da Idade Certa PNAIC.
Descrição:
SILVA, Pedrina Bezerra da. Alfabetização de alunos da 11º Regional de Ensino da Paraíba: uma reflexão sobre a teoria e a prática. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.