Resumo:
O conhecimento prévio é um fator fundamental na aprendizagem de Inglês como língua estrangeira. Contudo, os alunos do campo no Brasil geralmente não têm muitos conhecimentos prévios de Inglês, porque esta língua não está presente em sua vida cotidiana. Refletindo sobre esta questão educacional, chegamos ao seguinte questionamento: o que nós podemos fazer, enquanto professores, para melhorar o conhecimento prévio de Inglês dos alunos do campo? A alternativa que nós encontramos foi usar uma plataforma digital de jogos pedagógicos, na internet, para tentar fornecer-lhes conhecimentos prévios de Inglês. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar se as plataformas digitais podem gerar conhecimentos prévios de Inglês para alunos do campo. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, inicialmente através de uma revisão bibliográfica, baseada em questões do ambiente social do campo, em uma teoria do conhecimento prévio e no uso das TICs no processo ensino-aprendizagem. Como instrumentos de coleta de dados, nós utilizamos o questionário, a observação e conversas informais com os alunos. Os procedimentos metodológicos básicos ocorreram da seguinte forma: editamos jogos, na plataforma digital, cujo conteúdo mostrava elementos básicos dos conhecimentos prévios necessários para a compreensão do material de ensino que trabalharíamos. Os alunos praticavam os jogos em casa e, no momento da aula, aqueles elementos eram recuperados, melhorando a capacidade de compreensão dos textos em língua inglesa. O trabalho baseou-se principalmente nas ideias de LEFFA (2006), AUSUBEL (apud MOREIRA, 1997 e 2008), BROWN (2007), VIANNA & VIANNA; MEDINA; TANAKA (2011) e CALDART (2008).
Descrição:
DANTAS, Maxwell Fernandes. Conhecimentos prévios de língua inglesa através de plataformas digitais para alunos do campo. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.