Resumo:
Neste trabalho de conclusão de curso registram-se as minhas experiências vividas e adquiridas
nas disciplinas de estágio supervisionado do ensino médio, Prática Pedagógica em Ciências
Biológicas VII e VIII (PPCB VII e VIII), que são os últimos estágios do curso de Licenciatura
em Ciências Biológicas. Este trabalho é um relato de experiência. O estudo é descritivo e de
caráter autobiográfico e ressalta os obstáculos que enfrentei e as mudanças que sofri no
decorrer dos estágios, sejam de natureza de planejamento didático ou de gestão de sala de
aula. Todas as aulas construídas ao longo das disciplinas foram problematizadas e
contextualizadas, com uso de textos de divulgação científica, livros didáticos e orientações
curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Fundamentação Teórica e
Metodológica do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os roteiros de aula foram
montados com uma sequência de aprendizagem que seguiu: problematização,
contextualização e conclusão. As metodologias de ensino utilizadas me permitiram
desenvolver competências e habilidades que serão essenciais na minha vida profissional.
Descrição:
BARBOSA, R. de O.
Reflexões sobre a prática de ensino considerando as
orientações dos parâmetros curriculares nacionais. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.