Resumo:
O ensino em presídios nasceu da necessidade de, através da educação, buscar o processo
de ressocialização e de reinserção social de apenados, cuja consequência, a priori,
remete à redução ou minimização dos índices de criminalidades no País. A modalidade
EJA oferecida aos aprisionados encontra-se respaldada na necessidade de cumprir uma
obrigação constitucional que encontra-se presente, especificamente, na Lei de Execução
Penal (LEP), na perspectiva de que, ao adquirirem conhecimentos e saberes, possam
refletir acerca das necessidades de mudanças em si e, por consequências, na sociedade
em que vivem. Este artigo parte de uma pesquisa de revisão literária a cerca do EJA
como mecanismo e prática de ensino-aprendizagem ressocializadores. Por oportuno, a
pesquisa permitiu identificar campos específicos de análises e que os Governos,
começam a perceber que prisões não foram feitas somente para “enclausurar pessoas” e
sim como um ambiente de “Liberdade Vigiada”, onde o detento tem oportunidades de
se reintegrar à sociedade.
Descrição:
ARAÚJO, C. B. de M. A educação na prisão: reflexões acerca da EJA no processo de ressocialização. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.