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A falta da Gestão de Resíduos sólidos é um dos principais contribuintes para a degradação
ambiental. Campina Grande, a exemplo de outras cidades brasileiras, apresentou urbanização
e crescimento desordenados que desencadearam diversos problemas estruturais,
principalmente a disposição inadequada dos resíduos sólidos, em consequência, foram
provocados diversos impactos socioambientais negativos. O Centro de Ciências Biológicas e
da Saúde (CCBS), Campus I, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colabora de
maneira expressiva para a problemática dos resíduos sólidos na cidade de Campina GrandePB.
A Gestão Integrada de Resíduos sólidos é uma ferramenta para a minimização dos
impactos socioambientais negativos, pois trata da administração das práticas e recursos
ambientais, observando os princípios ecológicos, a preservação e conservação ambiental. A
Educação Ambiental surge neste cenário, como um dos elementos fundamentais para o
alcance dos objetivos e metas de um plano de gestão de resíduos sólidos. Este trabalho
objetivou analisar estratégias para implementação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no
CCBS/UEPB, Campus I, favorecendo a redução e/ou mitigação de impactos socioambientais
negativos. O trabalho foi realizado de agosto de 2010 a novembro de 2011, por meio dos
princípios da pesquisa participante. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a
observação direta e participante, caracterização gravimétrica dos resíduos sólidos gerados na
Praça de Alimentação e Departamento de Educação Física, a aplicação de questionário em
forma de trilha para análise de percepção ambiental e utilização de ficha roteiro, visando
avaliar a gestão integrada de resíduos sólidos do CCBS/UEPB, Campus I. Constatamos a
produção mensal de 3.792,24 kg de resíduos sólidos, destes, apenas 8,7% (329,9 kg) são
encaminhados aos catadores e catadoras de materiais recicláveis. O conflito conceitual
relacionados aos termos resíduos sólidos e lixo, apresentado por 23,8% dos graduandos e
graduandas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno) constituiu um entrave
à efetivação da coleta seletiva. No período estudado, verificamos que a UEPB, através do
CCBS não atendia a legislação ambiental por acondicionar, transportar e destinar de forma
incorreta, a maior parte dos resíduos sólidos gerada no CCBS (91,3%), apesar de contar com
Projeto de Gestão Integrada de Resíduos sólidos; Plano de Gerenciamento de Resíduos de
Serviços de Saúde, Comissão de Resíduos de Serviços de Saúde e coletores específicos para
coleta seletiva instalados em diferentes pontos do CCBS. Embora não tenha alcançado todas
as metas estabelecidas, o CCBS/UEPB trilha os primeiros passos para a implantação da coleta
seletiva e implementação das etapas do Projeto GIRES/CCBS. A aplicação de estratégias em
Educação Ambiental colaborou para a mitigação de impactos socioambientais negativos no
CCBS, Campus I, UEPB. |
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