Resumo:
Este é um relato individual de prática pedagógica vivenciado no período letivo
de 2011.2 em duas disciplinas (PPCB VII e VIII) nos turnos vespertino e
noturno sob a orientação da professora Roberta Smania Marques. A proposta
das disciplinas foi a de contextualizar e problematizar os temas a serem
abordados no ensino médio através da Revista Ciência Hoje visando a
adequação dos assuntos às questões do Enem na Escola de Ensino
Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima, na cidade Campina Grande (PB).
Para facilitar as correções e orientações didáticas, foi solicitada a produção dos
“scripts”, ou seja, roteiros das aulas, enviados cerca de uma semana antes
para a orientadora para que houvesse tempo hábil de correção e ajustes.
Apesar da dificuldade vivida no início, esta prática trouxe resultados positivos
para o meu aprendizado, para a minha vida profissional, ao passo que me
mostrou que é possível preparar e lecionar aulas interessantes e
contextualizadas de Biologia facilitando o aprendizado dos alunos e os
auxiliando nos futuros processos avaliativos.
Descrição:
BARBOSA, T. S.
Relatos de prática de ensino em Ciências Biológicas. 2012. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.