dc.contributor.author |
Serikawa, Rozânia Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-26T17:53:13Z |
|
dc.date.available |
2015-02-26T17:53:13Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-26 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6903 |
|
dc.description |
SERIKAWA, Rozânia Ferreira. Relatório de estágio supervisionado: experiências no contexto escolar. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de Estágio caracteriza-se pelo aprimoramento das práticas de ensino através de abordagens metodológicas plausíveis para a construção de conhecimento e consequente aplicação na realidade local da instituição de ensino. Outrossim, o Estágio Supervisionado torna-se necessário para complementar a formação do profissional, relacionando a teoria e à prática e solidificando o corpus de conhecimento. Deste modo, o presente trabalho foi estabelecido para efetivar os procedimentos de Estágio supervisionado entre os anos de 2012 à 2014. Tendo objetivo geral verificar a atuação do docente no contexto escolar, através da observação das aulas; como objetivos específicos: analisar criticamente o ambiente de ensino sobre o qual os alunos do EJA estão inseridos; observar a rotina de aulas no processo de estágio supervisionado; e contribuir com o desenvolvimento da didática escolar junto à instituição de ensino. Os aspetos metodológicos do trabalho se revestem de caráter descritivo, qualitativo, utilizando de fontes primárias e secundárias, observação e bibliografias que estejam relacionadas direta e indiretamente à temática. Foi verificado, deste modo, que o professor deve tornar-se cada vez mais presente na relação interpessoal com os educandos, para um verdadeiro reflexo de uma educação humanizada. Desta forma, a preparação de um educador não pode se resumir apenas na execução de um Estágio Curricular, é necessária a atualização constante de conhecimentos teóricos e práticos, tanto como expositor, quanto como receptor, e também experiências vivenciadas no meio acadêmico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Cléa Gurjão |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.title |
Relatório de estágio supervisionado: experiências no contexto escolar |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |