Resumo:
A forma como se percebe o mundo e suas relações tem sido decisiva para se determinar os
princípios que vão reger o comportamento e as práticas dos indivíduos no ambiente. Nesse
sentido, optamos pelo estudo de percepção da Educação Ambiental de Graduandos – futuros
profissionais - por acreditarmos ser esta uma importante ferramenta que orienta valores e
atitudes frente a questões socioambientais, por conseguinte, concorrendo para os processos de
mudanças no atual cenário socioplanetário. Dada a relevância da pesquisa abordando a
temática socioambiental, o presente trabalhou objetivou analisar a percepção acerca da
Educação Ambiental de graduandos dos períodos iniciais e conclusivos dos cursos de
Ciências Biológicas do CCBS da Universidade Estadual da Paraíba, compreendendo um total
de 36 pesquisados. Para tanto, optamos pela pesquisa exploratória descritiva com abordagem
qualitativa e coletamos os dados por meio de entrevistas não estruturadas, gravadas em áudio.
Após tratamento dos dados, foram feitos agrupamentos com base na semelhança dos
conteúdos das entrevistas e, por conseguinte, baseando-se no “procedimento por milha” a
partir de Bardin (1977), foram definidas as sete categorias que subsidiaram nossas análises e
discussões. Os conteúdos das falas organizados em categorias apresentou um leque diverso de
percepções trazidas por alunos ingressos e egressos, em que foi possível constatar entre estes,
diferenças e equivalências com relação aos conhecimentos pertinentes a cada categoria.
Destacam-se as categorias: percepção de Educação Ambiental que evidenciou algumas
percepções “inapropriadas” ao considerarmos as orientações mais atuais e profícuas da
epistemologia desta área do conhecimento, principalmente por parte de ingressos, as quais
estavam acentuadamente associada as ideias do ambientalismo pragmático em detrimento da
perspectiva socioambiental; percepção e representação de Meio Ambiente que revelou
concepções naturalistas com tendência ao antropocentrismo por parte de ingressos, bem como
antropocêntrica por ingressos e egressos. Por outro lado, tomando por base as atuais
orientações epistemológicas das respectivas áreas, observamospercepções adequadas, em
especial por parte de egressos, pautadas numa perspectiva abrangente de Educação Ambiental
e tanto ingressos como egressos foram capazes de esboçar compreensão sistêmica de Meio
Ambiental.
Descrição:
ARAÚJO, R. F. de.
A educação ambiental na percepção de
graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, CCBS,
Campus I, UEPB. 2012. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.