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O trabalho refere-se à realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na E.E.E.F.M.
Dom Luiz Gonzaga Fernandez, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa aponta a
formação continuada aos professores dessa modalidade de ensino como forma de enfrentar as
inquietações e desafios que estão presentes diariamente nas salas de aula da Educação de Jovens e
Adultos (EJA). Modalidade essa, considerada de grande importância para os sujeitos que dela
participam, porém, esse nível de ensino ainda, em muitas escolas, visa à aceleração do nível de
escolaridade para aqueles que por um motivo ou outro estão ‘fora’ da idade escolar. Os
professores que atuam nesta modalidade de Ensino, geralmente são os mesmos do ensino regular.
Uma vez que são poucos os cursos direcionados à formação específica de profissionais para
trabalhar com Jovens e Adultos. Uma das tarefas do professor é trabalhar o conhecimento em sala
de aula, da forma mais clara possível, para que seu aluno possa entendê-lo, questioná-lo e não
apenas absorver as informações. Quando falamos da EJA, o professor precisa considerar as
experiências que esses alunos já possuem, para que junto com esse conhecimento formal o
transforme em um conhecimento que ele possa usar no seu dia a dia. Para o presente trabalho, os
trabalhos realizados por Andrade (2008), Freire (1994) e Medrado (2011) serviram de apoio
teórico e metodológico para a sua execução. Os dados foram obtidos por intermédio da aplicação
de questionários na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga
Fernandes, que se encontra no bairro das Malvinas, localizada em Campina Grande. A escola
oferece três modalidades de Ensino: Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e
Ensino Médio, divididos em cinco turmas. |
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