UEPB - Repositório Digital

As Dificuldades da prática docente e discente no EJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brandão, Silene Maria Araújo
dc.date.accessioned 2015-03-05T17:26:32Z
dc.date.available 2015-03-05T17:26:32Z
dc.date.issued 2015-03-05
dc.identifier.issn CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7002
dc.description BRANDÃO, Silene Maria Araújo. As Dificuldades da prática docente e discente no EJA. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho refere-se à realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na E.E.E.F.M. Dom Luiz Gonzaga Fernandez, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa aponta a formação continuada aos professores dessa modalidade de ensino como forma de enfrentar as inquietações e desafios que estão presentes diariamente nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Modalidade essa, considerada de grande importância para os sujeitos que dela participam, porém, esse nível de ensino ainda, em muitas escolas, visa à aceleração do nível de escolaridade para aqueles que por um motivo ou outro estão ‘fora’ da idade escolar. Os professores que atuam nesta modalidade de Ensino, geralmente são os mesmos do ensino regular. Uma vez que são poucos os cursos direcionados à formação específica de profissionais para trabalhar com Jovens e Adultos. Uma das tarefas do professor é trabalhar o conhecimento em sala de aula, da forma mais clara possível, para que seu aluno possa entendê-lo, questioná-lo e não apenas absorver as informações. Quando falamos da EJA, o professor precisa considerar as experiências que esses alunos já possuem, para que junto com esse conhecimento formal o transforme em um conhecimento que ele possa usar no seu dia a dia. Para o presente trabalho, os trabalhos realizados por Andrade (2008), Freire (1994) e Medrado (2011) serviram de apoio teórico e metodológico para a sua execução. Os dados foram obtidos por intermédio da aplicação de questionários na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que se encontra no bairro das Malvinas, localizada em Campina Grande. A escola oferece três modalidades de Ensino: Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio, divididos em cinco turmas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Amasile C. S. da Costa Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Modalidade de ensino pt_BR
dc.title As Dificuldades da prática docente e discente no EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta