UEPB - Repositório Digital

Dificuldades em leitura dos alunos da EJA da Escola Estadual Severino Barbosa Camelo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcante, Ednalva de Farias Lima
dc.date.accessioned 2015-03-05T17:33:50Z
dc.date.available 2015-03-05T17:33:50Z
dc.date.issued 2015-03-05
dc.identifier.issn CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7004
dc.description CAVALCANTE, Ednalva de Farias Lima. Dificuldades em leitura dos alunos da EJA da Escola Estadual Severino Barbosa Camelo. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos anos, vimos assistindo a um desenvolvimento dos estudos sobre leitura que aponta para o embate de concepções sobre o que é ler e sobre suas implicações para o ensino de leitura hoje, mais especificamente para o significado que se pode atribuir em relação às formas de aprendizagem frente a uma sociedade letrada. Trata-se do confronto entre teorias que visam explicitar o processo de leitura segundo diferentes focos de análise, que privilegiam desde o sistema linguístico (teorias de base psicolinguística), a relação leitor/autor do texto (teorias de caráter interaciona), até o aspecto sócio-político (ou culturalista) da linguagem, que inscreve a leitura e a escrita como práticas sociais com funções e usos determinados na sociedade. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo verificar as dificuldades em leitura que os aluno da Educação de Jovens e Adultos enfrentam. Para tanto, fizemos uma pesquisa com 20 alunos de uma escola pública na cidade de Boqueirão –PB, através de um questionário com 7 perguntas, 04 objetivas e 03 subjetivas. Para fundamentar teoricamente nosso trabalho, recorremos aos estudos de Di Pierre (2000), Demo (2009), Xavier; Nascimento(2011), Menegassi (20050, entre outros.A análise dos dados nos mostrou que os alunos da EJA têm pouca prática em leitura na escola e, por extensão, fora dela, por uma série de motivos apontados pelos sujeitos da pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cléa Gurjão Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Dificuldades de leitura pt_BR
dc.title Dificuldades em leitura dos alunos da EJA da Escola Estadual Severino Barbosa Camelo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta