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Desde muito tempo indagamo-nos quanto à superficialidade com que alguns livros e,
em particular, alguns professores de física da educação básica tratam os temas que
envolvem o conteúdo de energia. Entretanto, não se pode negar a dificuldade em se
estabelecer um conceito aceitável para energia, haja vista a sua natureza abstrata.
Para refletir sobre essa questão, este trabalho tem por objetivo analisar conceitos de
energia em livros de Física do 1º ano do Ensino Médio, adotados na Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de
Carvalho, localizada na cidade de Belém – PB. A metodologia empregada é de
natureza qualitativa, mediante pesquisa documental, recorrendo a estudiosos como
Villatorre, Higa e Tychanowicz (2009), Barbosa e Borges (2006), Nicioli Júnior e
Mattos (2005), Matthews (1995), Bucussi (2006), entre outros, para fundamentar a
análise. Conclui-se que os conceitos de energia trazidos nos livros didáticos de
Físicas são descontextualizados, a-históricos e degradam o saber Sábio
(conhecimento científico), necessitando da história da ciência (HC) como base aos
processos de ensino e aprendizagem em Física, principalmente no tocante aos
conceitos de energia. |
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