Resumo:
Este trabalho monográfico iniciou-se com a leitura do livro organizado por Rosemary Arroyo intitulado: ―O Signo Desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino” (Arroyo, 2003). No primeiro artigo desse livro encontra-se o pensamento de Nietzsche que assim expressa: ―os homens estão profundamente imersos em ilusões e fantasias, seus olhos apenas tocam a superfície das coisas e vêem ―formas‖; suas sensações de forma alguma o levam à verdade mas se contentam em receber estímulos e, por assim dizer, em brincar de esconde-esconde atrás das coisas. ‖ (p. 15)
Assim ao assiste aos filmes brasileiros e observar as personagens escolhidas para representar o nordestino verificou-se um mascaramento do nordestino através de personagens que não era nordestino, mas uma construção da mídia para ser uma representação da representação do nordestino. Foi a partir dessa observação que iniciamos a pesquisa sobre a desconstrução da identidade nordestina feita pelo cinema.
Descrição:
SANTOS, Carlos Roberto da Silva. A (des) construção da identidade nordestina feita pelo cinema: romance, o filme. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.