Resumo:
O presente estudo pretende mostrar a relevância da Literatura de Cordel enquanto leitura carregada de sentidos, de dizeres, de histórias e de cultura, para o ensino de Língua Portuguesa no 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório de Lacerda situada no sertão nordestino, em São José da Lagoa Tapada – PB, como também socializar uma experiência com o gênero Cordel. Desse modo, faz-se necessário destacar autores que percebem a riqueza desta literatura, tida como popular, uma vez que esse gênero poético apresenta uma das variantes linguísticas que se presentifica no discurso do homem camponês e, por isso, encontra-se praticamente ausente do espaço das salas de aula. Apesar de a leitura ser o meio mais importante para aquisição de saberes, um instrumento básico para todo o sistema educativo, a atividade pedagógica não pode se limitar a ensinar a ler. É necessário que entendamos o contexto no qual nossos alunos estão inseridos para que possamos auxiliá-los em relação a uma leitura que transcenda o superficial, numa perspectiva histórico-crítica, contextualizada. Nesse sentido, o trabalho com a poesia de Cordel, um dos elementos mais fortes da cultura nordestina, ganha especial atenção, visto que esse gênero poético proporciona observações e discussões acerca da exterioridade da língua(gem) e seus contextos de produção, bem como despertará o senso crítico no aluno e sua sensibilidade de “ler pelo prazer de ler”.
Descrição:
SOUSA, Maria Ribeiro. O Cordel na sala de aula: a ressignificação do ensino de língua portuguesa. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.