UEPB - Repositório Digital

Diversidade sociocultural e inclusão na sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Maria do Socorro Ferrreira
dc.date.accessioned 2015-03-05T18:05:29Z
dc.date.available 2015-03-05T18:05:29Z
dc.date.issued 2015-03-05
dc.identifier.issn CDD 370.117
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7012
dc.description BEZERRA, Maria do Socorro Ferreira. Diversidade sociocultural e inclusão na sala de aula. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda o estudo da diversidade sociocultural em uma escola da rede pública do Município de Monteiro-PB. Possui como objetivo principal analisar o ambiente escolar a partir da problemática da inclusão e da diversidade sociocultural no ensino básico do Município de Monteiro-PB. O estudo classifica-se como um estudo de caso, através de uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa de campo, com uma turma de 18 alunos (meninos e meninas) do 3°ano C, durante período de 5 meses. Os resultados mostram a deficiência comportamental que a escola possui com relação à diversidade sociocultural do alunado, ou seja, o déficit quanto à educação voltada para a diversidade. Para tanto, baseamo-nos em alguns estudiosos e leis como: O Estatuto da Criança e o Adolescente (2011), Cynthia Duk (2006), Jean Piaget (2007), J. A. M. Silva e M. R. L. Brandim em Multiculturalismo (2008), A. L. (1999), W. B. Ferreira e R. C. B. Martins (2007), entre outros. Assim percebemos que o tema da diversidade é tratado entre esses alunos de forma preconceituosa. Também se observou que a educação inclusiva está em continuo processo de mudanças e que a formação continuada do docente torna-se imprescindível para responder a diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem de seus estudantes. Por fim, podemos afirmar que cada um é diferente no seu modo de pensar, expressar, agir e sentir. E em face desta situação, foi possível perceber que os alunos sempre apresentam diferentes atitudes e limitações: preconceitos como alunos negros ou com deficiência física, formas peculiares de aprender, preferências por determinadas situações de aprendizagem, utilizam materiais escolares com diferentes rendimentos, aprendem mais facilmente se o professor dirigir-se a eles de uma ou de outra maneira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adeilson da Silva Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação multicultural pt_BR
dc.subject Escola - diversidade pt_BR
dc.subject Sala de aula - inclusão pt_BR
dc.subject Integração escolar pt_BR
dc.title Diversidade sociocultural e inclusão na sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta