Resumo:
Este artigo apresenta um estudo das políticas democráticas e a gestão
financeira dos recursos destinados às escolas públicas estaduais do município de
Sousa-PB, desde o envio dos recursos, planejamento, execução e controle afim de
que haja uma gestão eficiente para garantir educação de qualidade. O
desenvolvimento da pesquisa se dá através de um referencial teórico e
levantamento de quais programas que o Governo federal utiliza como ponte para
envio dos recursos financeiros às instituições de ensino. Entre os resultados
observados nota-se que o maior desafio em gerir esses recursos, é a forma prédeterminada
pelo Governo Federal que não condiz com a realidade de cada unidade
escolar. Conclui-se que apesar das dificuldades é possível gerir com
responsabilidade e aplicar de forma correta todos os recursos percebidos nas
unidades escolares, porém, não se pode deixar de frisar que os investimentos na
educação básica ainda não são suficientes para colocar o Brasil numa posição
privilegiada no ranking mundial.
Descrição:
LINS, G. A. M. A gestão democrática e a administração dos recursos nas
escolas públicas da rede estadual de ensino no município de Sousa-Pb. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Pombal, 2014.