dc.contributor.author |
Soares, Maria das Neves André |
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dc.date.accessioned |
2015-03-09T17:02:03Z |
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dc.date.available |
2015-03-09T17:02:03Z |
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dc.date.issued |
2015-03-09 |
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dc.identifier.issn |
CDD 371.9 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7037 |
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dc.description |
SOARES, Maria das Neves André. A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho aborda a educação na perspectiva inclusiva, cujo foco alimentador é
apontar a importância da acessibilidade e inclusão educacional de crianças e
adolescentes com deficiência. Tem como objetivos definir acessibilidade humana e
distinguir educação inclusiva de educação especial e identificar aspectos que
constituem uma escola inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e
documental. Estudos demonstraram que o gargalo para a plena efetivação da
inclusão educacional é a ausência de aceitação do outro, independentemente de sua
condição, sou seja, ausência de acessibilidade humana. Despertar para a
importância da acessibilidade humana na efetivação da inclusão educacional e
contribuir na construção de conhecimento sobre a vertente da acessibilidade
humana. A discriminação, o preconceito, a segregação e o desrespeito aos direitos
das pessoas com deficiência em nosso país é gritante. A educação é campo fértil
para disseminação da valorização e aceitação das diferenças. Perceber o outro não
por suas limitações e sim por suas potencialidades é essencial para que vivamos em
uma sociedade coerente, justa e capaz de dizer não a qualquer prática racista.
Porém, a educação tem avançado pouco nessa perspectiva, encontramos facilmente
professores que não demonstram sensibilidade para realizar metodologias variadas
que alcancem as metas da educação especial e permanecem aplicando o velho e
conhecido “tradicionalismo” para não dedicar tempo apropriado na organização do
material adequado que atendam as crianças ditas “especiais” e porque acham que
indivíduos com deficiência não devem frequentar escola regular e sim especial.
Desta forma, percebemos a necessidade de dialogar seriamente com aqueles que
no dia a dia fazem a educação, porque trabalhamos com pessoas, seres humanos e
devemos vê-los e tratá-los com tal; incluir todos em nossas escolas e ofertar a todos
uma educação pública e de qualidade deve ser o compromisso social e ético de
todos nós brasileiros, pois a educação pode nos igualar no conhecimento, na
capacidade de intervir e construir uma sociedade digna e justa com respeito e valorização do outro. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valdecy Margarida da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade |
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dc.title |
A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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