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A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire

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dc.contributor.author Soares, Maria das Neves André
dc.date.accessioned 2015-03-09T17:02:03Z
dc.date.available 2015-03-09T17:02:03Z
dc.date.issued 2015-03-09
dc.identifier.issn CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7037
dc.description SOARES, Maria das Neves André. A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda a educação na perspectiva inclusiva, cujo foco alimentador é apontar a importância da acessibilidade e inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Tem como objetivos definir acessibilidade humana e distinguir educação inclusiva de educação especial e identificar aspectos que constituem uma escola inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Estudos demonstraram que o gargalo para a plena efetivação da inclusão educacional é a ausência de aceitação do outro, independentemente de sua condição, sou seja, ausência de acessibilidade humana. Despertar para a importância da acessibilidade humana na efetivação da inclusão educacional e contribuir na construção de conhecimento sobre a vertente da acessibilidade humana. A discriminação, o preconceito, a segregação e o desrespeito aos direitos das pessoas com deficiência em nosso país é gritante. A educação é campo fértil para disseminação da valorização e aceitação das diferenças. Perceber o outro não por suas limitações e sim por suas potencialidades é essencial para que vivamos em uma sociedade coerente, justa e capaz de dizer não a qualquer prática racista. Porém, a educação tem avançado pouco nessa perspectiva, encontramos facilmente professores que não demonstram sensibilidade para realizar metodologias variadas que alcancem as metas da educação especial e permanecem aplicando o velho e conhecido “tradicionalismo” para não dedicar tempo apropriado na organização do material adequado que atendam as crianças ditas “especiais” e porque acham que indivíduos com deficiência não devem frequentar escola regular e sim especial. Desta forma, percebemos a necessidade de dialogar seriamente com aqueles que no dia a dia fazem a educação, porque trabalhamos com pessoas, seres humanos e devemos vê-los e tratá-los com tal; incluir todos em nossas escolas e ofertar a todos uma educação pública e de qualidade deve ser o compromisso social e ético de todos nós brasileiros, pois a educação pode nos igualar no conhecimento, na capacidade de intervir e construir uma sociedade digna e justa com respeito e valorização do outro. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.title A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire pt_BR
dc.type Other pt_BR


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