Resumo:
O presente trabalho monográfico resulta das pesquisas e reflexões realizadas no
decorrer do Curso de Pedagogia PARFOR em vista da educação brasileira ter a
responsabilidade de amenizar os problemas sociais que o país vivencia aliado ao
grande avanço tecnológico que permeia o interesse pela formação do professor. É
nesse contexto que surgem os cursos de formação docente. Na perspectiva de
melhoria da educação básica pública, a partir do que determina a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), considerando a urgência na formação
do professor. Baseados nas pesquisas de Ferreiro (2001), Castro (2007), Veiga
(2011), Souza (2002), dentre outros, procuramos compreender, através desses
embasamentos teóricos, o processo de formação do profissional da educação
implantado pelo MEC, através da CAPES, para os professores em exercício,
proporcionando a formação exigida pela LDB. Nessa perspectiva, partimos de uma
investigação reflexiva cuja proposta cumpre o papel de acompanhar o andamento do
Programa PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação
Básica com relação à vida acadêmica do docente na busca do aprimoramento
profissional e de uma melhor qualidade do ensino na educação do País. Conclui-se
que, para pensarmos em uma Educação que dê conta da complexidade dos sujeitos
sociais que chegam à Escola, é necessário um maior investimento na formação
inicial dos professores. O PARFOR é, apenas, uma iniciativa no meio de tantas
outras urgentes e necessárias.
Descrição:
MATOS, Lucimar Barbosa Pereira. A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de Pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da Educação Física. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.