UEPB - Repositório Digital

A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de Pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da Educação Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Matos, Lucimar Barbosa Pereira
dc.date.accessioned 2015-03-09T17:19:19Z
dc.date.available 2015-03-09T17:19:19Z
dc.date.issued 2015-03-09
dc.identifier.issn CDD 371.11
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7040
dc.description MATOS, Lucimar Barbosa Pereira. A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de Pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da Educação Física. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho monográfico resulta das pesquisas e reflexões realizadas no decorrer do Curso de Pedagogia PARFOR em vista da educação brasileira ter a responsabilidade de amenizar os problemas sociais que o país vivencia aliado ao grande avanço tecnológico que permeia o interesse pela formação do professor. É nesse contexto que surgem os cursos de formação docente. Na perspectiva de melhoria da educação básica pública, a partir do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), considerando a urgência na formação do professor. Baseados nas pesquisas de Ferreiro (2001), Castro (2007), Veiga (2011), Souza (2002), dentre outros, procuramos compreender, através desses embasamentos teóricos, o processo de formação do profissional da educação implantado pelo MEC, através da CAPES, para os professores em exercício, proporcionando a formação exigida pela LDB. Nessa perspectiva, partimos de uma investigação reflexiva cuja proposta cumpre o papel de acompanhar o andamento do Programa PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica com relação à vida acadêmica do docente na busca do aprimoramento profissional e de uma melhor qualidade do ensino na educação do País. Conclui-se que, para pensarmos em uma Educação que dê conta da complexidade dos sujeitos sociais que chegam à Escola, é necessário um maior investimento na formação inicial dos professores. O PARFOR é, apenas, uma iniciativa no meio de tantas outras urgentes e necessárias. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.title A formação de professores em foco: uma análise da contribuição do curso de Pedagogia/PARFOR para a prática dos professores da Educação Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta