Resumo:
Este estudo tem por objetivo possibilitar o levantamento de dados relacionados às
dificuldades de leitura nas perspectivas do professor e do aluno das séries iniciais do
Ensino Fundamental. Esse levantamento possibilitará a identificação das
dificuldades dos alunos e dos professores também na aula de leitura. Além de
habilidades de decodificar palavras, envolver signos, o leitor precisa estabelecer
objetivos na leitura, de forma a criar motivações para que se constitua a interação
entre ele e o texto, no decorrer de cujo processo encontra-se a compreensão.
Primeiramente, este trabalho, relata como teve origem a leitura e conceitua como o
homem concebe a leitura, sendo uma das primeiras formas de entretenimento, em
que apresenta a leitura de mundo e, mais adiante, a da palavra, como propôs o
mestre Paulo Freire (1996). Elenca-se a leitura através dos tempos, desde a
antiguidade, passando pela oralidade ao manuscrito. Aborda-se, também, a questão
da leitura no Brasil, seu desenvolvimento e democratização em que se mostra mais
acessível. O processamento da leitura descreve como a informação é armazenada
na memória de longo, médio e curto prazo, em que as dificuldades e facilidades do
leitor na compreensão do texto estão diretamente envolvidas nesses processos
mentais. A partir disso, o leitor define estratégias nesse processo. O papel do
professor diante da leitura enfatiza os procedimentos usados pelo professor para
formar leitores competentes com a utilização da diversidade de textos, leituras
atraentes, atribuindo sentido e ao mesmo tempo, ajustando a realidade do leitor. Por
último ressaltamos a importância da família e seu papel no incentivo à leitura. Para
tanto, é preciso mediar políticas sociais, que sejam favoráveis aos seres em
desenvolvimento intelectual, ou seja, os pequenos aprendizes.
Descrição:
SILVA, Maria Edilma de Sousa. Reflexão sobre as dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.