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Reflexão sobre as dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

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dc.contributor.author Silva, Maria Edilma de Sousa
dc.date.accessioned 2015-03-09T17:58:01Z
dc.date.available 2015-03-09T17:58:01Z
dc.date.issued 2015-03-09
dc.identifier.issn CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7042
dc.description SILVA, Maria Edilma de Sousa. Reflexão sobre as dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem por objetivo possibilitar o levantamento de dados relacionados às dificuldades de leitura nas perspectivas do professor e do aluno das séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse levantamento possibilitará a identificação das dificuldades dos alunos e dos professores também na aula de leitura. Além de habilidades de decodificar palavras, envolver signos, o leitor precisa estabelecer objetivos na leitura, de forma a criar motivações para que se constitua a interação entre ele e o texto, no decorrer de cujo processo encontra-se a compreensão. Primeiramente, este trabalho, relata como teve origem a leitura e conceitua como o homem concebe a leitura, sendo uma das primeiras formas de entretenimento, em que apresenta a leitura de mundo e, mais adiante, a da palavra, como propôs o mestre Paulo Freire (1996). Elenca-se a leitura através dos tempos, desde a antiguidade, passando pela oralidade ao manuscrito. Aborda-se, também, a questão da leitura no Brasil, seu desenvolvimento e democratização em que se mostra mais acessível. O processamento da leitura descreve como a informação é armazenada na memória de longo, médio e curto prazo, em que as dificuldades e facilidades do leitor na compreensão do texto estão diretamente envolvidas nesses processos mentais. A partir disso, o leitor define estratégias nesse processo. O papel do professor diante da leitura enfatiza os procedimentos usados pelo professor para formar leitores competentes com a utilização da diversidade de textos, leituras atraentes, atribuindo sentido e ao mesmo tempo, ajustando a realidade do leitor. Por último ressaltamos a importância da família e seu papel no incentivo à leitura. Para tanto, é preciso mediar políticas sociais, que sejam favoráveis aos seres em desenvolvimento intelectual, ou seja, os pequenos aprendizes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.title Reflexão sobre as dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


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