Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo discutir o problema da indisciplina em
turmas do ensino fundamental a partir das causas e situações que ocorrem a partir
de algumas definições. Busca identificar as concepções de professores e gestores a
respeito da indisciplina manifestada em sala de aula, investigar possíveis fatores que
possam contribuir para a ocorrência da indisciplina na escola e verificar as
estratégias de enfrentamento e prevenção dessa problemática. Adota uma
metodologia de natureza qualitativa, em que foram utilizados questionários com
perguntas objetivas, os quais foram entregue nas escolas para cada professor titular
da sala. Para a fundamentação desse estudo buscamos apoio nas pesquisas de
Aquino (1996 e 2014), Freire (1995), Garcia (2002), Lataille (1996), Silva (2009),Tiba
(1996), entre outros. A presente pesquisa visou ampliar o conhecimento e a
compreensão da realidade vivenciada pelo professor na sala de aula em relação a
indisciplina, identificando as estratégias para auxiliar em um dos maiores problemas
da vivência escolar. Os resultados dessa pesquisa indicaram que os professores
consideram a indisciplina o maior problema de sua atuação. Para enfrentar o
problema da indisciplina um dos fatores que são apontados como possível causador
de manifestação da indisciplina no contexto escolar está em relação a perda de
autoridade do professor, tanto no que se refere ao conhecimento, quanto á postura
em sala de aula e, que certo modo essa postura precisa ser melhorada.
Descrição:
SANTOS, Ogla Zolth da Costa. Indisciplina na escola: processos e práticas educativas. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.