UEPB - Repositório Digital

Indisciplina na escola: processos e práticas educativas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Ogla Zolth da Costa
dc.date.accessioned 2015-03-09T17:59:40Z
dc.date.available 2015-03-09T17:59:40Z
dc.date.issued 2015-03-09
dc.identifier.issn CDD 371.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7043
dc.description SANTOS, Ogla Zolth da Costa. Indisciplina na escola: processos e práticas educativas. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo discutir o problema da indisciplina em turmas do ensino fundamental a partir das causas e situações que ocorrem a partir de algumas definições. Busca identificar as concepções de professores e gestores a respeito da indisciplina manifestada em sala de aula, investigar possíveis fatores que possam contribuir para a ocorrência da indisciplina na escola e verificar as estratégias de enfrentamento e prevenção dessa problemática. Adota uma metodologia de natureza qualitativa, em que foram utilizados questionários com perguntas objetivas, os quais foram entregue nas escolas para cada professor titular da sala. Para a fundamentação desse estudo buscamos apoio nas pesquisas de Aquino (1996 e 2014), Freire (1995), Garcia (2002), Lataille (1996), Silva (2009),Tiba (1996), entre outros. A presente pesquisa visou ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade vivenciada pelo professor na sala de aula em relação a indisciplina, identificando as estratégias para auxiliar em um dos maiores problemas da vivência escolar. Os resultados dessa pesquisa indicaram que os professores consideram a indisciplina o maior problema de sua atuação. Para enfrentar o problema da indisciplina um dos fatores que são apontados como possível causador de manifestação da indisciplina no contexto escolar está em relação a perda de autoridade do professor, tanto no que se refere ao conhecimento, quanto á postura em sala de aula e, que certo modo essa postura precisa ser melhorada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Indisciplina pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.title Indisciplina na escola: processos e práticas educativas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta