Resumo:
O objetivo deste estudo foi descrever aspectos relacionados à contribuição do PIBID na
formação de graduandos de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba,
considerando a visão crítica dos bolsistas do PIBID de Educação Física. Os processos
educacionais tornam-se cada vez mais propícios a debates, principalmente, quando voltamos
nossa atenção para o déficit que o mesmo apresenta. Os motivos deste déficit são abrangentes,
porém, existe um consenso no reconhecimento da necessidade de uma melhor qualificação no
processo de formação dos futuros docentes, já que estes são responsáveis por contribuir para
formação de indivíduos críticos formando-os para sua inserção digna na sociedade. Visando
melhoras neste aspecto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –
CAPES, a partir da sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a
Docência – PIBID, busca inserir graduandos de cursos de licenciaturas em escolas públicas
proporcionando aos mesmos a vivência com o cotidiano escolar ainda enquanto discente
(BRASIL, 2012). Este estudo foi desenvolvido a partir de dados disponibilizados em
questionário destinado aos graduandos e bolsistas do programa, as respostas foram analisadas
e discutidas, a partir de categorias de análises com foco na contribuição do PIBID na
formação de licenciandos de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. As
respostas em sua totalidade apontam para uma contribuição positiva do programa no que se
refere aos avanços individuais, estabelecida dentre outros fatores pela interação ainda no
período da graduação com o cotidiano escolar, possibilitando o contato com a realidade
enquanto agente observador e possível transformador, a partir da práxis. Enfatizamos a
relevância do PIBID enquanto elemento instigante à prática docente, priorizando o
desenvolvimento omnilateral, reconhecendo que só é possível alcançá-lo priorizando ações
fundamentadas e sistematizadas adequadamente, aspectos estes desenvolvidos paulatinamente
de formas subjetivas nos bolsistas do programa, por meio de diferentes experiências.
Descrição:
COSTA, T. B. O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.