Resumo:
O texto apresenta uma análise sobre a formação de professores através da prática pedagógica e o estágio
supervisionado, componentes curriculares obrigatórios nos cursos de licenciatura. Traz uma abordagem críticareflexiva
sobre a dicotomia existente entre teoria e prática nos cursos de licenciatura e investiga essa
problemática sob diferentes pontos de vista. Insere-se, também, no movimento de pesquisas que se volta à
análise das práticas docentes a fim de promover um repensar da formação inicial e continuada de professores a
partir da prática reflexiva. Baseia-se na experiência de Estágio Supervisionado realizado entre os anos de 2012 e
2013 no ensino médio em Campina Grande e compreende uma narrativa das atividades realizadas durante este
período bem como uma reflexão sobre sua contribuição na minha formação como professora. Os cursos de
formação de professores podem contribuir significantemente na formação da identidade dos licenciandos quando
oferecem, além de teorias, o contato direto com a realidade escolar.
Descrição:
SOUSA, M. R. V. de. A prática pedagógica e o estágio supervisionado em Ciências Biológicas: uma análise a partir da prática reflexiva. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.