Resumo:
Muitas sociedades tradicionais possuem uma vasta farmacopeia natural, em boa
parte proveniente dos recursos vegetais encontrados nos ambientes naturais
ocupados por estas populações. As plantas são como a identidade de um
conjunto de pessoas, reflete o que são, o que pensam e suas relações com a
natureza que os cerca, por isso, o uso de plantas para fins terapêuticos está
inserido em um contexto social e ecológico, de modo que muitas das
peculiaridades deste emprego só podem ser entendidas se esse contexto for
compreendido. A principal vantagem do medicamento natural ou planta medicinal
é o pouco efeito colateral que vai exercer sobre o organismo do indivíduo, tendo
em vista que esta terapia não deixa a mesma quantidade de resíduos químicos ou
bioativos dentro de quem as utiliza. No Brasil, há uma vasta flora medicinal,
muitas plantas ainda são desconhecidas do âmbito científico, porém, outras são
utilizadas dia a dia, a este consumo chama-se de fitoterapia, e sua prática vem se
tornando uma tendência mundial. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem
como finalidade identificar as plantas medicinais conhecidas pelos alunos de
Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro de
Figueiredo – Polivalente, avaliando a utilização do produto em questão e a
relação que o consumo deste faz ao contexto social do aluno. Com isso,
podemos, futuramente, avaliar em outros contextos como municipal e/ou estadual.
Sabe-se que os gastos públicos com a saúde podem afetar a busca da
comunidade a medicamentos industrializados, estes, por sua vez, tornam-se cada
vez mais inacessíveis as populações mais carentes, dessa forma, faz-se
necessário o conhecimento das plantas medicinais, e é muito importante instruir
as crianças e adolescentes para que eles passem estas informações à diante. No
trabalho em questão, realizado através de questionário, verifiquei que os alunos
se medicam por meio de fitoterapia bem menos do que o esperado, mas a grande
maioria que utiliza deste artifício afirma que obteve seus conhecimentos através
de um parente de mais idade. Nesse sentido, confirma-se a necessidade de haver
um apoio maior ao conhecimento da utilização das plantas medicinais.
Descrição:
ARAÚJO, A. M. de. Investigação da potencialidade das plantas medicinais na ótica de alunos do Ensino Médio. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.