Resumo:
O Diabetes Mellitus constitui um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no
mundo, definido como uma doença metabólica caracterizada por elevados níveis de glicose
sanguínea. Seu aumento na incidência e prevalência está associado a vários fatores, como o
envelhecimento da população, a urbanização crescente, adoção de estilos de vida pouco
saudáveis, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e obesidade. O objetivo deste
estudo é construir uma cartilha com noções básicas sobre Diabetes Mellitus como estratégia
educacional no auxílio às atividades educativas prestadas por profissionais de saúde,
buscando reflexões sobre a atuação do profissional enfermeiro sob estas práticas, no intuito de
ampliar o debate sobre esse tema, bem como discutir a respeito dos limites e possibilidades da
atuação destes profissionais nos mais diversos espaços sociais, especialmente no espaço
escolar. Trata-se de um estudo do tipo quanti-qualitativo com a utilização da metodologia da
pesquisa-ação, tal metodologia associa a ação com atividade de pesquisa e propõe que os
indivíduos serão sujeitos ativos em todo o processo de desenvolvimento da pesquisa.
Participaram deste estudo 23 estudantes do 3° ano do ensino médio, regularmente
matriculados em uma escola estadual do município de Campina Grande – PB. Para a coleta de
dados foi utilizado o questionários DKN-A para avaliar o nível de conhecimento sobre
Diabetes Mellitus, e um outro questionário semiestruturado para avaliação da cartilha. Os
resultados encontrados mostraram que em relação ao conhecimento sobre a doença, 78,25%
dos estudantes obtiveram escores inferiores ou iguais a oito e 21,75% escores maiores que
oito, indicando resultado insatisfatório. Após aplicação da cartilha educativa observou-se que
este tipo de instrumento como tecnologia educacional, foi uma ferramenta fundamental para o
processo de ensino e aprendizagem dos estudantes a respeito do diabetes, caracterizando-se
como importante e viável alternativa para auxiliá-los no empoderamento e desenvolvimento
de competências no cuidado de si e de outrem, por favorecer a construção do conhecimento.
Os resultados apontam um desenvolvimento de habilidades, bem como favoreceu a autonomia
do indivíduo. Sendo importante a criação, desenvolvimento e elaboração cada vez mais, de
materiais didático-pedagógicos que contribuam com as necessidades da população.
Descrição:
RAMOS, L. M. H. Cartilha educativa sobre Diabetes mellitus: Desenvolvimento de competências. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.