Resumo:
O crescimento sem controle da população vem causando sérios danos ao meio
ambiente, contribuindo para o agravamento da crise ambiental no mundo. A Educação
Ambiental pode ser utilizada dentro desse contexto como uma ferramenta de mudança
socioambiental. O presente trabalho objetivou avaliar de forma comparativa os impactos
provocados a partir da formação em Educação Ambiental nos municípios de Cabaceiras
e Olivedos, estado da Paraíba. A metodologia baseou-se nos princípios da pesquisa
participante aplicada de maio de 2012 a Novembro de 2013, nos municípios de
Cabaceira e Olivedos, PB. O processo de formação ocorreu a partir do MEDICCModelo
dinâmico de Construção e Reconstrução voltado para o meio ambiente, este
propiciou o processo de sensibilização, simultaneamente à coleta de dados. As
principais estratégias aplicadas foram: contato com os gestores públicos locais,
apresentação do projeto nos municípios, dois cursos de agentes multiplicadores em
Educação Ambiental oferecidos aos atores sociais, cada curso constituído de três fases,
cada fase de 20 horas (totalizando 60 horas por município). As fases foram intercaladas
por seminários, palestras, aula de campo e ciclo de oficinas. Além de elaboração e
aplicação de projetos nos municípios e realização de Encontro de Agentes
Multiplicadores em Educação Ambiental do Estado da Paraíba, o qual constituiu a
culminância do processo de sensibilização e formação. Dentre os impactos positivos
resultantes do processo de formação em Educação Ambiental observados no município
de Cabaceiras-PB, destacam-se: o destino correto dos resíduos de serviço de saúde,
implantação do sistema de compostagem na escola, horta e sensibilização dos
educandos, no sentido de contribuir para a limpeza do ambiente escolar e participar das
decisões locais. Envolvimento dos atores sociais nas discussões das políticas públicas
locais e estaduais, a exemplo de audiência pública sobre o lixão da cidade, I
Conferência Municipal de Meio Ambiente, 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente
da Paraíba e no debate sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Dentre os
impactos positivos identificados em Olivedos destacam-se: mudanças de percepção
ambiental (100%); maior entendimento do bioma Caatinga, elaboração de projeto por
parte dos participantes, os quais desenvolveram ações, como o mutirão de limpeza às
margens do açude Canãa, retirando 20 sacos de resíduos e implantação da coleta
seletiva em uma escola pública municipal e participação nas discussões voltadas ao
gerenciamento dos resíduos sólidos. Verificamos que a formação em Educação
Ambiental é imprescindível para provocar um novo cenário para ambos os municípios,
no entanto, ela deve ser trabalhada de forma contínua e dinâmica, de modo que possa
contribuir para a formação de cidadãos críticos, ambientalmente comprometidos e
sabedores de seus direitos e deveres perante a sociedade.
Descrição:
BARBOSA, M. I. de A. Análise comparativa dos impactos provocados a partir da formação em educação ambiental em Cabaceiras e Olivedos, Paraíba. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.