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Dentre os resíduos sólidos urbanos produzidos atualmente, os Resíduos de
Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE´s) merecem uma atenção especial, por
possuírem em sua composição substâncias a base de metais pesados, podendo
comprometer a saúde pública e o meio ambiente quando sua disposição final ocorre
de maneira inadequada. A geração desses resíduos se dá em diferentes setores da
sociedade, tendo atualmente os da educação se destacado em função das novas
ferramentas utilizadas para aprendizagem dos alunos. Esse destaque ocorre com
mais ênfase naqueles locais considerados polos educacionais, a exemplo da cidade
de Campina Grande – PB, que atualmente apresenta-se como um importante centro
tecnológico e educacional do Nordeste Brasileiro. Diante disso, esta pesquisa tem
como objetivo realizar um diagnóstico da geração e destinação final dos REEE´s
produzidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Campina
Grande - PB. Esta pesquisa é do tipo exploratória, sendo desenvolvida a partir da
aplicação de questionários e revisão bibliográfica por meio de artigos, dissertações,
livros e revistas, bem como as legislações vigentes a cerca do tema. Por meio de
levantamentos feitos através da aplicação de questionários, foi constatado que todas
as IES utilizam Equipamentos Eletroeletrônicos (EEE´s) em suas atividades de
ensino, sendo os principais REEE´s gerados por elas: ar-condicionado, data show e
computadores. Esses resíduos, na maioria das IES, são armazenados de maneira
correta, porém não são encaminhados à disposição final adequada, principalmente
pelo fato da cidade de Campina Grande – PB não possuir nenhuma empresa
especializada na coleta e destinação final desses resíduos. Atualmente a única via
de descarte é o projeto ETER recicla, desenvolvido pela Escola Técnica
Redentorista. Porém esse projeto ainda encontra-se pouco difundido entre as IES e
demais estabelecimentos da cidade. |
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