Resumo:
O presente trabalho consiste num relato de experiências vivenciadas na disciplina de Prática
Pedagógica em Ciências Biológicas VII e VIII. O embasamento téorico deu-se através da
leitura da fundamentação teórico-metodológica do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio),
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e suas orientações complementares para o
ensino médio (PCNs +). As atividades práticas foram realizadas na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima, localizada em Capina Grande, PB. Os textos
extraídos da revista de divulgação científica Ciência Hoje serviram de suporte para a
elaboração dos scripts de aula, buscando-se a contextualização e aproximação dos conteúdos
ao cotidiano dos alunos. As turmas de ensino médio foram divididas para os grupos de
estagiários que se revezavam semanalmente na condução das aulas. Ao final de cada aula
foram aplicadas questões do Enem como forma de avaliação. O uso dos textos de divulgação
científica foi de grande valia, tendo em vista que proporcionou uma maior integração entre o
conteúdo puramente teórico do livro didático e a realidade habitual de cada um. Além disso,
eles são uma importante ferramenta para o trabalho docente.
Descrição:
SILVA, M. M. C. da.
Relato de estágio supervisionado em Ciências Biológicas: Plantar a reflexão para colher a mudança na
prática docente. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.