dc.description.abstract |
O presente trabalho se inscreve na área de literatura e ensino. Tem como objeto de estudo o projeto intitulado: “Odisséia Literária: por um texto teatralizado nas escolas de Ensino Médio de Catolé do Rocha”. Esta atividade de extensão, sob a coordenação da professora Andréa Morais Costa, teve suas ações desenvolvidas nos semestres de 2012.2 a 2013.1 e 2013.2 a 2014.1. Os nossos objetivos na realização desse trabalho é contribuir para uma reflexão crítica acerca do ensino de literatura, apontando o lúdico como um percurso possível e válido na valoração e apresentação do texto literário. Compreendemos a necessidade de se redimensionar o ensino da literatura, a partir de práticas diferenciadas, que ampliem a visão docente, desde sua formação a sua prática em sala de aula. Para o desenvolvimento desse trabalho nos foi interessante avaliar, por meio de uma questão aberta, o impacto do projeto na vida docente de alunos-extensinistas envolvidos. Assim em nosso referencial teórico utilizamos de autores como: Martins (2006), Cosson (2005), Cunha (2009), Larrosa (2002), Pinheiro (2003, 2006), PCN’s ( 2000, 2001), Freire (1993), Moisés (2003) Cereja (2005), Souza e Vilar (2004), Azevedo (2004), Suassuna (2006), Melo e Coelho (2006). |
pt_BR |