Resumo:
O objetivo deste trabalho consiste em discutir a opressão escolar das práticas educativas que são representadas no romance “Doidinho” de José Lins do Rego. O espaço escolar da referida obra onde transcorre o enredo é um internato com normas rígidas e tradicionalistas, a formação educacional é sistemática e a metodologia opressora, posto que o narrador-protagonista é vítima dessa opressão, fundamentalmente por parte da metodologia normativa utilizada pela instituição de ensino, na qual o mesmo encontra-se inserido. O personagem secundário Maciel, diretor do internato representa claramente a abrangente efetivação do sistema, quando este faz uso da palmatória para castigar os alunos. Para fundamentar a pesquisa foram abordadas as temáticas do regionalismo e do memorialismo com aporte teórico de Candido (2005) (2010); Bosi (2006); Ecléa Bosi (1994); Moisés (2008); Goulart (2009); Ghiraldelli (2009); Rego (1984) (2004); Freire (1996) (2005); Teixeira (1976), entre outros. A realização da pesquisa possibilitou constatar que o método de ensino adotado no internato não é eficiente, pois oprime o indivíduo, incapacitando a exposição de suas ideias, posto que a educação é construída a partir de diálogos e troca de informações.
Descrição:
OLIVEIRA, E. B. de. O sistema opressor de ensino representado no romance "Doidinho" de José Lins do Rego. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.