Resumo:
O presente estudo “O despertar da sedução: uma análise discursiva das propagandas publicitárias automobilísticas para o público masculino” é um trabalho analítico que se propõe investigar as estratégias utilizadas nas construções discursivas por parte dos anunciantes de carros, em especial do segmento pick-ups, voltadas para o público masculino. Nosso corpus se constitui como publicidades recolhidas no ano de 2010 em campanhas publicitárias de automóveis em revistas de circulação semanal. Assim, visamos analisar as estratégias utilizadas nesses discursos para o convencimento de seu público alvo. Para tanto, iremos utilizar como aparato teórico a análise crítica do discurso, em especial, as formulações de Norman Fairclough que trabalha com o conceito tridimensional do discurso: texto, prática discursiva e prática social. O interesse da pesquisa surgiu pelo fato de o discurso publicitário de propagandas de automóveis se utilizarem de um determinado público alvo, no caso aqui, o público masculino, para exercerem seu objetivo de venda, satisfazendo de maneira parcial os desejos e necessidades deste público. Nesse sentido, podemos considerar que as propagandas publicitárias automobilísticas se utilizam de mecanismos que apelam para a perspectiva viril recorrentes nos dias de hoje, estando conexa à dimensão social, cultural e simbólica nas mídias.
Descrição:
SOUZA, V. N . P. de. O despertar da sedução: análise discursiva das propagandas automilisticas voltadas para o público masculino. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.