Resumo:
O presente trabalho aborda o estudo do gênero poesia, procurando destacar sua importância no contexto da sala de aula, evidenciando, assim, a força expressiva que a linguagem poética exerce no processo de ensino/aprendizagem. A proposta contida nesse artigo busca valorizar os elementos específicos do poema, contrariando, desse modo, as abordagens veiculadas em muitos livros didáticos do ensino fundamental, instrumento de ensino que trata a poesia como pretexto para explorar a gramática, sem levar em consideração o lúdico que caracteriza a linguagem poética. Queremos mostrar que o trabalho com a poesia não se limita a ler um texto poético para os alunos, mas sim fazer fluir neles o gosto pela leitura e o interesse pela busca de novos textos literários, por isso optamos pelo lançamento de uma proposta de leitura de um poema de José Paulo Paes, poeta contemporâneo que escreveu uma poesia de qualidade artística bastante relevante para a infância. O poema selecionado intitula-se “Convite” e integra a coletânea Poemas para brincar. Trata-se, portanto, de um estudo de base bibliográfica que se fundamentou teoricamente nos trabalhos de Pinheiro (2007), Ferreira (2000), Silva (2001), dentre outros.
Descrição:
ALVES, A. M. S. A poesia infantil de José Paulo Paes em sala de aula: uma proposta de leitura e abordagem do poema "Convite". 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.