Resumo:
O presente trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa sobre os gêneros textuais como proposta de trabalho em leitura e compreensão de textos nas aulas de língua portuguesa. Considerando a importância da língua no processo de interação e a necessidade de mudanças significativas na aprendizagem da língua na escola, surge a oportunidade de se trabalhar com os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, tendo em vista que os mesmos fazem parte das reais necessidades ligadas ao processo de leitura e escrita no cotidiano dos usuários da língua o tempo todo. Sendo assim, não faz mais sentido, diante de tantas transformações, pelas quais passa a sociedade, em um processo de globalização, as escolas continuarem ensinando a língua a partir de metodologias de ensino pautadas na gramática normativa, privilegiando um ensino de regras, conceitos e classificação de termos e palavras descontextualizados da realidade dos seus usuários. Assim sendo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo, sobre o trabalho com gêneros textuais e analisados os resultados, fechando a parte final deste artigo.
Descrição:
OLIVEIRA, L. D. de. Os gêneros textuais como propostas de trabalho em leitura e compreensão de textos. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.