UEPB - Repositório Digital

Jornadas de junho de 2013: tema propositivo ao ensino e à apreensão política do conhecimento geográfico no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Daniel Almeida
dc.date.accessioned 2015-11-16T12:46:45Z
dc.date.available 2015-11-16T12:46:45Z
dc.date.issued 2014-11-11
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7927
dc.description Bezerra, D. A. Jornadas de junho de 2013: tema propositivo ao ensino e à apreensão política do conhecimento geográfico no ensino médio. 2014. 136f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa apresentamos as jornadas de junho de 2013 como tema/proposta de uma reflexão para as aulas de geografia no ensino médio. Trata-se de apresentar um conjunto de reflexões/indagações acerca das Jornadas de Junho em relação ao seu acolhimento reflexivo e crítico na escola pelos discentes do 3º ano do ensino médio e pelos respectivos professores(as) de geografia. Neste sentido indaga-se: quais os posicionamentos políticos de estudantes do 3º Ano do ensino médio e, de professores de geografia frente ao fenômeno das Jornadas de junho de 2013? Foram aplicados questionários aos discentes de três escolas da cidade de Campina Grande-PB – Monte Carmelo, Hortênsio de Souza Ribeiro (Premen) e Nenzinha Cunha Lima. Assim como também foram realizadas entrevistas com os professores de geografia das respectivas escolas. A fundamentação teórica e metodológica da pesquisa está centrada, especialmente, nas obras Cidades Rebeldes (2013) e Jornadas de Junho (2013). Nestes termos, o objetivo geral dela é o de verificar e avaliar nas aulas de geografia do ensino médio o acolhimento do tema jornadas de junho de 2013 por parte dos professores de geografia e de seus alunos no ensino médio. Na procura por um sentido uníssono, uma representação, uma imagem clara de si mesma, as mobilizações sociais de junho de 2013 encontram na atual pauta de reforma política assento. Concluiu-se que as jornadas de junho de 2013 não foram um movimento antipolítica, mas sim um conjunto de mobilizações pela política, pelo ajustamento da conduta dos políticos – também pela evidência da legitimidade da ocupação do espaço público da cidade, pela força centrífuga/centrípeta que fizera espraiar-se no território brasileiro a necessidade do debate político e este desafio cabe em grande medida a nós geógrafos(as), professores do ensino médio. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rafael Albuquerque Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Jornadas de Junho - Manifestação Popular pt_BR
dc.subject Política pt_BR
dc.subject Trabalho em Sala de Aula pt_BR
dc.title Jornadas de junho de 2013: tema propositivo ao ensino e à apreensão política do conhecimento geográfico no ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta