dc.description.abstract |
Considerando a importância da inserção de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem na atualidade, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante o período de estágio supervisionado,desenvolvido no ano de 2014, em turma do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, localizada no bairro da Prata, Campina Grande, PB. As atividades desenvolvidas buscaram, através da utilização do programa computacional Google Earth, promover o aumento da participação dos educandos durante as aulas da disciplina de Geografia, em particular nos conteúdos de cartografia. O processo metodológico consistiu, apriore, no conhecimento prévio da turma escolhida através da aplicação de questionários que objetivaram a percepção dos alunos em relação à ciência geográfica; em etapa posterior foi elaborado um planejamento tendo como direcionamento primordial a utilização da ferramenta tecnológica em tela durante as aulas de cartografia, e por fim a aplicação de uma atividade de sintentização-fixação do conteúdo abordado tendo em vista alguns acontecimentos que impediram o uso da sala de informática da escola, embora essa exista e funcione normalmente. Ao final das abordagens e discussões foi possível verificar que, apesar do grande interesse e motivação durante as aulas em que este recurso foi disponibilizado, os resultados das atividades não foram tão satisfatórios quanto desejado, fato que sofre interferência de outras vertentes que não o desinteresse pela disciplina, tais como dificuldade de leitura e escrita por exemplo. Assim, foi constatado que trabalhos nessa perspectiva ressaltam a importância de motivar o aluno através de meios diversificados. Ademais, mostra-se que o trabalho educacional tem suas áreas do saber intrinsecamente relacionadas e dependentes. |
pt_BR |