UEPB - Repositório Digital

Ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em geografia: o uso do Google Earth como ferramenta didática em turma do Ensino Médio em escola pública de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Guimarães, Clícia Danielle Moura
dc.date.accessioned 2015-11-16T12:46:54Z
dc.date.available 2015-11-16T12:46:54Z
dc.date.issued 2015-06-17
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7928
dc.description Guimarães, C. D. M. Ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em geografia: o uso do Google Earth como ferramenta didática em turma do Ensino Médio em escola pública de Campina Grande - PB. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a importância da inserção de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem na atualidade, este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante o período de estágio supervisionado,desenvolvido no ano de 2014, em turma do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida, localizada no bairro da Prata, Campina Grande, PB. As atividades desenvolvidas buscaram, através da utilização do programa computacional Google Earth, promover o aumento da participação dos educandos durante as aulas da disciplina de Geografia, em particular nos conteúdos de cartografia. O processo metodológico consistiu, apriore, no conhecimento prévio da turma escolhida através da aplicação de questionários que objetivaram a percepção dos alunos em relação à ciência geográfica; em etapa posterior foi elaborado um planejamento tendo como direcionamento primordial a utilização da ferramenta tecnológica em tela durante as aulas de cartografia, e por fim a aplicação de uma atividade de sintentização-fixação do conteúdo abordado tendo em vista alguns acontecimentos que impediram o uso da sala de informática da escola, embora essa exista e funcione normalmente. Ao final das abordagens e discussões foi possível verificar que, apesar do grande interesse e motivação durante as aulas em que este recurso foi disponibilizado, os resultados das atividades não foram tão satisfatórios quanto desejado, fato que sofre interferência de outras vertentes que não o desinteresse pela disciplina, tais como dificuldade de leitura e escrita por exemplo. Assim, foi constatado que trabalhos nessa perspectiva ressaltam a importância de motivar o aluno através de meios diversificados. Ademais, mostra-se que o trabalho educacional tem suas áreas do saber intrinsecamente relacionadas e dependentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Faustino Moura Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.subject Recurso Didático pt_BR
dc.subject Google Earth pt_BR
dc.title Ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em geografia: o uso do Google Earth como ferramenta didática em turma do Ensino Médio em escola pública de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta